Essas são algumas dicas gerais para a harmonização de vinhos com comidas veganas que aprendemos errando e acertando pelo caminho.
Vinho de gosto forte combina com comida de gosto forte!
A chave para a harmonização é saber o gosto da comida e o gosto do vinho ou, pelo menos, ter uma boa noção disso. Assim, se você estiver cozinhando um prato de sabor intenso, desses que enchem a boca e às vezes cheiram a casa toda, você vai querer harmonizá-lo com um vinho igualmente poderoso. Um exemplo disso é combinar shitakes refogados com um vinho tinto Cabernet Sauvignon.
Já o vinho de gosto suave…
Se o vinho de gosto forte funciona bem com comida de gosto forte, o contrário é verdadeiro. Se o seu vinho for daqueles bem refrescantes e leves, combine-o com comidas igualmente leves. Tipo assim, couscous com azeitonas verdes e pimentão pode dar certo com um vinho branco Chardonay.
Pimenta demais atrapalha!
Em geral, pimenta ajuda a harmonizar pratos e vinhos, justamente por dar uma “esquentada” no sabor da comida, mas jamais use pimenta em demasia. O vinho acentua o ardido da pimenta e a harmonização desanda. A dica é não exagerar na medida.
Combine pelas cores!
Se tiver dúvidas sobre o que combina com o que, em geral as cores dos alimentos podem te ajudar. Alimentos vermelhos costumam harmonizar com vinhos tintos e os verdes com vinhos brancos. Divirta-se tentando!
Ler as indicações de harmonização do rótulo pode ajudar também
Há uma infinidade de dicas harmonizações de vinhos nos rótulos, na internet e em revistas especializadas, a maioria com sugestões de pratos contendo produtos de origem animal. Ainda assim, essas dicas são úteis para entender se o vinho é pensado para pratos mais leves ou mais pesados e isso pode funcionar como fonte de ideias para harmonizações veganas.
Você tem mais dicas? Conte-nos!
Erro: Formulário de contato não encontrado.