Então, o dia estava frio e a gente tinha um bom tinto guardado. Para completar, mais cedo eu tinha achado no mercado um cogumelo que eu nunca tinha provado: cogumelo salmão. E como a Ariane já estava para chegar, eu corri logo para a cozinha e saiu essa massa rápida que estamos postando. O prato é bem simples, o toque especial fica por conta do cogumelo salmão.
Vinho: Garnacha (5 Oros Rioja 2012 Vendimia Seleccionada)
Ingredientes
- Macarrão farfalle grano duro em quantidade suficiente para todos que forem comer
- Cogumelo salmão (100 gramas por pessoa)
- Molho passata de tomate (8 colheres de sopa)
- 1/2 Pimentão verde
- 3 dentes de Alho
- 1 ramo de alecrim
- Sal a gosto
- Um cálice de vinho (o mesmo que vai ser tomado)
Modo de fazer
- Prepare a massa em uma panela
- Em outra panela prepare o molho, refogando o cogumelo com o alho e o sal. A gente sabe que o cogumelo está pronto quando ele já perdeu toda a sua água
- Com o cogumelo refogado, misturar o molho de tomate e deixar ferver por alguns segundos (entre 30 segundos e um minuto é o suficiente). Caso o ácido do tomate não agrade muito ao seu paladar, coloque uma colherinha de açúcar (vale a pena saber se o vinho não é também ácido, porque vinho ácido combina com molho ácido)
- Logo em seguida, coloque o pimentão picado em cubinhos, o vinho e o alecrim, deixando ferver brevemente
- Em seguida Misture o macarrão com o molho com o fogo ligado, mexendo por alguns poucos segundos (15 segundos) e pronto!
Comentário da Ariane
O vinho era um pouco ácido para o meu paladar, mas harmonizou bem (justamente por isso vale a pena misturar um pouco de vinho no molho). O sabor do cogumelo é bem suave e o alecrim deu um toque especial. Certamente vamos testar outras receitas com cogumelo salmão, buscando realçar mais o sabor dele no prato.