Sabe aquelas receitas simples, porém trabalhosas de fazer, que terminam resultando em pratos deliciosos? Então, o goulash de champignon é uma dessas. A termos de ingredientes, nada complicado: batatas, tomates, champignons e temperos. Mas a termos de variações, tempo de cozimento, misturas, grafias do nome e tudo mais, pode ser um desafio! Nesta versão, fizemos a variação húngara (e vegana) do goulash, o que significa sopa. Supostamente, é o goulash original. Esta receita foi inventada na Europa Central e é comida tradicional de vários países da região. Preferimos a receita húngara porque é uma sopa deliciosa!
Vinho: Gérard Bertrand Gran Terroir 2013 – La Clape, França
Ingredientes
- 300g de champignons inteiros (preferencialmente frescos)
- Óleo vegetal (suficiente para fritar os champignons)
- 1 cebola
- 2 batatas médias
- 2 tomates italianos maduros (ou o equivalente em tomate cereja)
- Pimenta vermelha a gosto (sem exageros, porque se não mata o vinho!)
- 1 colher de sopa de páprica doce
- 1 colher de sopa de páprica picante
- Sal a gosto
- 500ml de água
- Alho a gosto
- 10ml de vinho tinto (preferencialmente o mesmo que acompanha o prato)
Modo de fazer
- Comece picando todos os ingredientes. Batatas e tomates em cubos, cebola em tiras finas, alho e pimenta em pedacinhos pequenos, champignons ao meio (se forem pequenos, deixe-os inteiros)
- Use uma panela de fundo grosso (a única que será usada!). Goulash é daquelas sopas que devem ser servidas pelando. Aqueça a panela com o óleo e refogue os champignons com alho (uma parte), sal, pimenta e vinho (acrescentar o vinho por último). Separe os champignons já fritos, mas não lave a panela;
- Na mesma panela, refogue a cebola, em fogo médio, com sal, até ficar macia. Acrescente o resto do alho e deixe refogar um pouco mais (cuidar para não queimar!). Adicione os tomates e refogue um pouco para começarem a soltar o caldo. Acrescente a água e deixe começar a ferver – mantenha o fogo de médio para baixo;
- Adicione as batatas, a páprica picante e a páprica doce. Deixe cozinhar até as batatas começarem a ficar macias, momento em que os tomates, provavelmente, terão dissolvido completamente no caldo.
OBS: Se preferir um caldo menos ácido (combina melhor com vinhos mais leves), ferva-o com os tomates por uns 5 minutos antes de colocar as batatas; - Acrescente os champignons fritos, mexendo levemente (a ideia é não dissolver as batatas), e deixe cozinhar por mais alguns poucos minutos, apenas para aquecer os cogumelos e misturar os sabores. Se você gostar de sopa mais caldosa, aumente a quantidade de água. Pode servir.
- Goulash húngaro é servido como prato principal, com pão (o melhor é usar pão integral e de fermentação natural).
Category: