Opção Vegana

Parrillada de legumbres

Recipe by
30 minutos

Este prato é uma homenagem ao lindo Uruguai! Terra de gente simpática e bonita, de uma diversidade cultural super interessante e de ótima comida! É verdade que o país é famoso por ser a terra (ou uma das terras) da carne e do churrasco, mas em uma viagem por lá descobrimos que veganos também são aceitos e não precisam passar fome! Pelo contrário, no tradicional Mercado del Puerto, em Montevidéu, que é exaltado pela comida, descobrimos o delicioso churrasco de legumes, ou, como eles dizem, parrillada de legumbres.

O prato é bem simples: basta assar na churrasqueira todos os legumes que quiser. Há diferentes opções no Mercado del Puerto, e todas (pelo menos todas as que vimos) com a possibilidade de serem acompanhadas por um bom vinho. Ideia fantástica, pensamos, e justamente por isso resolvemos importá-la também. Assim, adaptando-nos à realidade da vida em um apartamento, arranjamos uma grelha elétrica, selecionamos uns bons legumes e uns cogumelos para acompanhar… e pronto! Hemos hecho la nuestra parrillada de legumbres!

Vinho Fortant Merlot 2012 – França

Ingredientes (quantidades variam em função da fome e do gosto dos convidados)

  • Beringela
  • Beterraba
  • Tomate italiano
  • Cebola
  • Batata
  • Cenoura
  • Abobrinha
  • Champignon fresco com azeite com açafrão
  • Arroz catete integral, temperado com açafrão, pimenta vermelha (pouca) e tempero caseiro de alho, sal e cheiro verde (pode ser feito ou comprado pronto)

Modo de fazer

  1. Todos os legumes devem ser picados e assados na grelha, o que gasta mais atenção do churrasqueiro do que efetivamente sofisticação no preparo. O negócio é assar bem, de todos os lados, preferencialmente em temperatura baixa, para não queimar por fora
  2. O champignon é o ingrediente mais elaborado. Deixe-o de molho em uma vasilha com azeite, sal e açafrão, por uns 15 minutos. Não precisa colocar muito azeite, apenas o tanto para espalhar por todos os cogumelos. Mexa um pouco de vez em quando (a cada 4 ou 5 minutos). O resultado desse processo, que será os champignons já bem temperados, deve ser assado na mesma grelha dos legumes, valendo-se, uma vez mais, da atenção do churrasqueiro
  3. Prepare o arroz a parte, com todos os ingredientes que já especificamos. O tempo de preparo do arroz será de 20 a 30 minutos, ou seja, mais lento do que o tempo que deverá gastar para que os primeiros legumes fiquem prontos na grelha. Então a dica é preparar primeiro o arroz, depois o champignon, em seguida esquentar a grelha e colocar os legumes e os cogumelos. Quando a primeira leva dos assados sair, o arroz já deverá estar pronto!

Comentário da Ariane

Muito gostoso, vinho equilibrado, harmonizou bem, sobretudo com os legumes mais tostados. Nossa parillada teve inspiração uruguaia, mas a versão brasileira não dispensa um arroz para acompanhar. O champignon temperado foi o destaque do prato! Beterraba e abobrinha não combinaram muito bem com o vinho, por serem mais adocicadas. É importante regar tudo com bastante azeite na hora de comer, pois os legumes podem ficar ressecados no gril. No mais, é bem descontraído poder ir comendo, bebendo, cozinhando, batendo papo, tudo ao mesmo tempo.

Leave a Review

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

1 2 3 4 5