Opção Vegana

Arroz de domingo

Recipe by
20 minutos

Domingo é dia de fazer as coisas de forma mais lenta, dia de ficar namorando mais tranquilinhos… Ou, se essa não for uma afirmação generalizável, pelo menos é assim para mim e para a Ari. Pois bem, nessa de passarmos o dia relaxados, sempre buscamos comer algo que combine com esse clima, o que um “arroz com tudo que tem na geladeira dentro” resolve bem! Foi nesse espírito que fizemos o prato deste post, fazendo uma mistura bem tranquila, rica e gostosa, atentando-nos apenas para combinar a comida com o vinho Cabernet Sauvignon frutado que queríamos beber. Voilá, eis nosso arroz de domingo!

Vinho: Geiser Tatio Reserva, Cabernet Sauvignon, 2013 – Chile

Ingredientes

  • Tomatinho cereja
  • Alho
  • Cebola roxa
  • Pimenta vermelha (pouca!) – usamos a pimenta malagueta
  • Champignon temperado (pode ser comprado assim em conserva de azeite com especiarias)
  • Arroz integral multigrãos (usamos o que já tínhamos pronto na geladeira!)
  • Couve
  • Coentro fresco

Modo de fazer

  1. A primeira coisa é refogar os refogáveis. No caso, a cebola, o alho e o cogumelo. Para isso, usamos o próprio azeite da conserva, que já é, por si, bem gostoso. A ordem é simples: primeiro se esquenta o azeite na panela, em seguida se coloca a cebola e o champignon e, quando já tiver perdido toda a água, coloca-se o alho (esse cozinha mais rápido, por isso deve ser colocado na panela por último). Nessa hora, acrescentar a pimenta também, prestando atenção para colocar bem pouco mesmo. A ideia é dar um gosto e não apimentar a comida toda. O prato muito apimentado não harmoniza com o vinho, sobretudo com esse vinho mais frutado
  2. Quando os refogáveis já estiverem dourados, colocar o arroz. Como ele já está pronto, a ideia é só esquentar e refogar um pouco com o cogumelo
  3. O coentro, a couve e o tomatinho devem entrar por último, já picados, e não gastam muito tempo no fogo, mesmo porque podem ser comidos crus. Basta os misturar no arroz, deixá-los amolecer um pouco e pronto! Pode servir!

Comentário da Ariane

Mistura de ingredientes bem harmônica, principalmente porque a base (alho, cebola, champignon e pimenta) foi refogada junto. Os sabores misturaram bem, sem nenhum sobressair e com um apimentado leve. Muita pimenta geralmente não combina com vinho. O prato combinou bem com o vinho, que no caso era leve e fácil de beber. Esse cabernet sauvignon específico é um vinho bom para o dia a dia, porque é fácil de harmonizar com vários pratos veganos. Só o arroz já funciona bem como um almoço ou jantar completo.

 

Leave a Review

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

1 2 3 4 5