Opção Vegana

Risotto de alho poró

Recipe by
50 minutos

Não é sempre que eu posso me gabar das minhas habilidades culinárias, mas meu risotto é bem melhor do que o do Gui. Eu adoro risotto, por mim comeria todo dia, principalmente porque acho genial o sabor do arroz al dente. O dilema então era o que acrescentar ao prato para harmonizar com este Pinot Noir francês que prometia ser bem especial. Precisávamos de um sabor que não fosse muito destacado, para não brigar com o vinho leve, e que também fosse especial, diferente dos ingredientes do dia a dia. Escolhemos então usar alho poró, com tomatinhos frescos e salsinha. O resultado, foi o Guilherme que avaliou dessa vez.

Vinho: Maison Louis Latour, Domaine de Valmoissine. Pinot Noir, 2011 – França

 

Ingredientes

  • 200g de arroz arbório
  • 1 talos de alho poró
  • 1 cebola
  • 1 col. de chá de páprica doce
  • Tomates cereja (ou sweet grape) a gosto
  • Salsinha
  • Sal a gosto
  • Um cálice de vinho (o mesmo que será bebido)

Modo de preparo

  1. Comece picando todos os ingredientes. Ao mesmo tempo, ferva um litro de água em uma panela própria e reserve
  2. Em outra panela, refogue o alho poró com sal e também reserve
  3. Em uma terceira panela, refogue a cebola picada, com sal. Quando ela já estiver começando a corar, coloque o arroz e refogue-o junto. Esse processo deve seguir até o arroz começar a mudar de cor e ficar mais branquinho, com os grãozinhos totalmente soltos uns dos outros
  4. Em seguida, acrescente ao arroz o cálice de vinho e a páprica, mexendo até evaporar um pouco (basta um ou dois minutos). Acrescente um pouco de água fervente e continue mexendo (o arroz deverá ser mexido o tempo todo). Ao longo desse processo, continue acrescentando água aos poucos, sempre que for preciso, e prove algumas vezes, para testar se está no ponto
  5. Com o arroz no ponto, misture o alho poró. Não é necessário refogar muito, pois ele já estava pronto. Em seguida, desligue o fogo, misture os tomates cortados ao meio e a salsinha e pronto!

Comentário do Guilherme

Eu achei tudo muito gostoso! A começar pelo vinho, que era suave em sabor e com uma acidez interessante ao mesmo tempo. Isso sem falar no cheiro de geleia fresca, dessas bem gostosas que só gente de interior é que sabe fazer. Delícia! O prato, por sua vez, fez jus à qualidade do vinho. O sabor do risotto foi suave, elegante e o tomatinho deu o tom de acidez necessário para contrabalancear a acidez do próprio vinho, sobretudo porque o tomatinho estava fresco. Foi uma comida bem gostosa, preparada com muito carinho e cuidado. Não tem jeito de não dar certo!

Category:

Leave a Review

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

1 2 3 4 5